O que são investigações geotécnicas

A investigação geotécnica consiste em ensaios que visam conhecer e entender o comportamento do solo e das rochas, assim como os perfis que o compõem, sua resistência e demais características.

Essa investigação pode ser visual, por meio de ensaios realizados no local da obra, ou em laboratório. A sondagem é um exemplo e, inclusive, é um dos métodos mais utilizados.

Qual é a importância delas

A sondagem permite determinar índices das diversas camadas presentes no solo, determinando a variação da resistência na medida em que a profundidade aumenta, identificando características e estrutura. Além disso, fornece parâmetros para projetos geotécnicos e possibilita a realização de diversas análises.

Quando essa etapa não é realizada corretamente, as informações podem gerar tanto fundações superestimadas, que geram um gasto maior que o necessário, quanto insuficientes, que acarretam problemas de diversos tipos e gravidades.

Em resumo, as investigações geotécnicas feitas corretamente são imprescindíveis para:

  • prevenir e evitar desabamentos;
  • prevenir desmoronamentos e deslizamentos;
  • preservar o lençol freático;
  • conter a ocupação desordenada de locais perigosos;
  • evitar manifestações patológicas relacionadas à infraestrutura;
  • reduzir riscos de acidentes;
  • evitar gastos desnecessários com elementos de fundação.

Como elas podem auxiliar a evitar manifestações patológicas na obra

A investigação geotécnica  minimiza riscos e custos, uma vez que os erros construtivos são ainda mais custosos que as fundações superestimadas.

Ela fornece informações relacionadas ao comportamento do solo, indicando qual é a profundidade até a camada resistente, as cargas que serão distribuídas, qual é a tensão da ruptura, componentes e altura do nível d’água, entre outras.

Essas informações são úteis não apenas para a elaboração do projeto de infraestrutura, mas também para definir qual é o melhor tipo de fundação a ser utilizado. Quando essas definições não são realizadas corretamente, o resultado são diversas manifestações patológicas — que, inclusive, podem inviabilizar o uso da edificação já construída.